top of page
Foto do escritorCleber de Moraes

Simbolismo e elementos da Bandeira Nacional

Conteúdo enviado pelos Pais do Lobinho Miguel Souza

As constelações que figuram na bandeira correspondem ao aspecto do céu do dia 15 de novembro de 1889, no Ri de Janeiro. Após a proclamação da República, em 1889, uma nova bandeira foi criada para representar as conquistas e o momento histórico para o país. Projetada por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos, com desenho de Décio Vilares, foi inspirada na Bandeira do Império, desenhada pelo pintor francês Jean Baptiste Debret.

Aprovada pelo Decreto nº 4, de novembro daquele ano, manteve a tradição das antigas cores nacionais - verde e amarelo - do seguinte modo: um losango amarelo em campo verde, tendo no meio a esfera celeste azul, atravessada por uma zona branca, em sentido oblíquo e descendente da esquerda para a direita, com os dizeres “Ordem e Progresso”.

A única estrela acima na inscrição “Ordem e Progresso” representa o Estado do Pará

As estrelas, que fazem parte da esfera, representam a constelação Cruzeiro do Sul. Cada uma corresponde a um estado e, de acordo com a Lei nº 8.421, de 11 de maio de 1992, deve ser atualizada no caso de criação ou extinção de algum estado. A única estrela acima na inscrição “Ordem e Progresso” é chamada Spica e representa o Estado do Pará. Fonte: Gov.br Veja a oficial bandeira do Brasil no site do Governo Nacional: Atualizado em26/12/2018 14h59 https://www.gov.br/planalto/pt-br/conheca-a-presidencia/acervo/simbolos-nacionais/bandeira/bandeiragrande.jpg/view


13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page